20 agosto 2006

Treino do dia 19/08

Ai, ai...
Olha, estou cada vez mais satisfeito com minha bicicleta, mesmo ela me machucando de vez em quando. Pois é, caí de bicicleta no dia 03/08 de manhã. Era o final de uma descida em curva e eu tinha três opções: batia de frente na Kombi parada, desviava dela e era atropelado por um carro colado em mim ou tentava parar indo pra calçada. Tentei a terceira opção, já que inclusive tinha uma subidinha pra carros nela, tipo pra garagem. Só que eu não estou ainda acostumado com meus freios, e mesmo usando somente o traseiro, acabei caindo porque derrapei. Nada demais, só rasgou meu short e ralou meu joelho. A bicicleta está inteira, apesar de na hora ela ter parecido estar quebrada. Levei numa oficina e o cara falou que a única coisa errada era o adesivo que estava torto. Ele falou isso depois que desvirou o guidom - é isso mesmo, ele deu um giro de 360º na queda - deu uma leve mexida no freio dianteiro. Minha segunda queda, eu a contarei um pouco mais abaixo.

Terceiro treino, 19/08
Bem, pra esse treino estávamos esperando cinco pessoas, mas só três foram: Henrique, Gregory e eu. Não tiramos nenhuma foto nós três juntos, mas o Henrique vai pôs uns vídeos online. Na verdade, pode até ser que tenhamos tirado uma foto boa de nós três, mas por algum motivo obscuro* elas foram perdidas juntamente com todos os filmes que fizemos na ida (da tijuca até o Leblon). O percurso que fizemos foi diferente dessa vez, por sugestão de Gregory. Saímos da Tijuca, onde encontraríamos Rafaela (que não foi), passamos pela Lapa, onde encontraríamos Gregory (por desencontros, acabamos nos encontrando na entrada da Marina da Glória), pegamos o Aterro, onde encontraríamos Teo (que também não foi) e fomos para a Praia Vermelha. Demos uma pequena passada lá e já seguimos em direção ao Leblon (Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon). Lá sentamos um pouco e dei uma aula de xadrez para o Henrique. Já tínhamos feitos alguns filminhos, e aí eles sumiram junto com as fotos todas. Na volta, comemos um churros na Praia Vermelha, fizemos o caminho inverso da ida.

Na ida, aconteceu uma coisa de que não gostei muito, mas pelo menos me fez tirar a lição do dia: não use o freio dianteiro bruscamente porque a bicicleta pode capotar. Pois é, eu estava na ciclovia e havia três velhinhas andando calmamente nela. Tudo bem, era uma ciclovia compartilhada, mas elas estavam ocupando toda ela. Não deu pra frear. Quer dizer, até deu, so que eu acabei no chão. A bicicleta ficou um pouco mais danificada, mas tudo terminou bem. Meu joelho direito ralou um pouco e meu ombro direito e minha mão esquerda estão doendo ainda, mas nada demais. Pelo menos estou controlando melhor o freio agora.

E foi esse o treino do dia 19/08.


Os vídeos deste treino estão no YouTube:
- Filmagem de "Páginas da Vida" no Leblon em http://www.youtube.com/watch?v=rhhy-ZBhlfc
- Entevista com Gregory (cuidado com a Kombi) em http://www.youtube.com/watch?v=iIv24ZtkyGs

22 de setembro Dia Mundial Sem Carro.

Alexandre Jaloto


* obscuro: absorvente interno de cor de baixa luminosidade.