21 agosto 2006

22 de setembro: Dia Mundial Sem Carros

Eis que eu decidi comprar uma bicicleta. Enquanto pesquisava preços e marcas, me interessava cada vez mais sobre as discussões que envolviam o tema bicicleta: cicloturismo, segurança, meios de transporte. Sabe criança quando quer um boneco e não pára de pensar nele? E aí todas as brincadeiras são sobre o boneco-herói, só fala sobre isso com os amiguinhos da escola e está sempre pedindo pros pais pra comprarem o tal brinquedo? Assim que eu estava quando resolvi que ia comprar uma bicicleta. Só que não ficava pedindo pra minha mãe o tempo todo e nem ficava brincando na escola fazendo de conta que era uma bicicleta.

E aí, em meio a associações a grupos de discussão sobre cicloturismo e visitas a sites sobre bicicletadas, descobri a existência do Dia Mundial Sem Carros. Fiquei muito entusiasmado com isso e tratei logo de divulgar entre meus amigos e familiares. Acho que muitos à minha volta já sabem desse dia, mas de qualquer jeito explico novamente a idéia que eu acho interessante (antes, pausa para link:
www.ruaviva.org.br clique em "Na Cidade Sem Meu Carro").

O objetivo é conscientizar as pessoas que podemos nos locomover fazendo um certo esforço em vez de ficarmos sentados (na minha opinião vivemos em um paradoxo em que nos locomovemos mas não nos movemos), mas mesmo assim isso não será problema. Pelo contrário, só trará vantagens: redução da emissão de CO2, prática de atividade física, diminuição do trânsito... Não vou ficar listando, já sabemos que é muita vantagem. E aí, para isso, existem as prioridades para o dia 22/09:
1- a gente só pode usar transporte que utilize como energia a energia produzida pelo nosso corpo: bicicleta, patins, skate, pé, patinete, barco à vela, caiaque, pogobol, aquela mola do coiote do papa-léguas, as asas do Ícaro. Usaremos somente esse tipo de transporte para irmos para o trabalho, faculdade, escola, futebol, bar.
2- tá bom, eu entendo que existem pessoas que moram em São Gonçalo e precisam estar em Copacabana. Essas pessoas eu entendo não desejarem ir de bicicleta para o local de destino. Então, como é o Dia Mundial Sem Carros, elas têm que usar meio de transporte coletivo, e de preferência metrô ou trem, que poluem menos.

Agora cabe a cada um que já conhece a existência desse dia divulgar a todos que não conhecem, assim com certeza vai dar pra ir de bicicleta aonde quisermos ir. Eu sei, sempre tem um manezão que não quer deixar o carro na garagem, mesmo nesse dia tão especial. Aí, depois que tenhamos tentado convencê-lo e sentido que ele não vai aderir à campanha, damos uma terceira e última opção pro cara:

3- o cara que não quiser deixar o carro na garagem de jeito nenhum (manézão) tem que dar carona para outras quatro pessoas que usariam carro normalmente, mas não vão usar o carro porque aderiram à campanha. Friso que tem que ser quatro que usariam carro, não vale ser quatro quaisquer pessoas, porque não adianta. A idéia é que pelo menos assim o número de carros diminui.

Ufa, chega de escrever. E vamos divulgar!

Ah, pra quem não sabe, vai rolar uma saída de campo da disciplina "Treino de bicicleta" no dia 22 de setembro que vai ser uma ida ao Fundão de bicicleta. Quem quiser ir avisa! As aulas já estão rolando, e dá pra pedir inclusão ainda!

Alexandre Jaloto