31 agosto 2007

II Desafio Intermodal Carioca

Pois é... eu sei que o nome do Blog é A Bicicleta do Sapo, mas parece que deixaram a magrela em casa dessa vez.

Vai como então?
- A pé!
Da onde pra onde?
- Central ao Leblon
Mas porque isso?
- Vou te contar...

Nesse último dia 30 de agosto aconteceu o II Desafio Intermodal na cidade do Rio de Janeiro. Esse evento, promovido pela ONG Transporte Ativo, tem o objetivo de comparar o uso de diversos meios de transporte sob varios aspectos, como tempo, praticidade, comodidade, preço, entre outros.

A concentração estava marcada para 17:15, em frente ao Palácio Duque de Caxias na Central. Cheguei uns dez minutos antes para poder fazer um reconhecimento do local. Já estavam lá três pessoas que iam de Metrô até o Cantagalo e depois, duas delas, iam andando ou pedalando a bicicleta (desmontável, que dava pra carregar como uma mala) até a Praça Antero de Quental. Logo depois foram chegando os representantes dos outros modais de transporte; Carro, moto, patins, skate, ônibus, taxi e outras bicicletas...

O Pessoal estava animado, só esperando o relógio da Central anunciar que eram 18:00 para que começasse o desafio. Tão ansiosos que, reparem na foto, esse que vos fala nem olha para a câmera...


Foi dada a largada!
Pra mim foi fácil... a minha chave já estava na ingnição e a pedaleira que precisava já estava comigo desde que nasci!

A descrição do meu caminho pode ser vista aqui!
Vejam!! é só clicar,apertar Start Tour e ir seguindo com as setinhas...

Tive que enfrentar alguns incovenientes nos treze quilômetros que percorri. A borda da Praça da República quase não tem calçada, a Rua do Catete é invadida pelo comércio, e durante todo o trajeto tive que respirar a fumaça gerada pelos veículos, que em sua maioria só transportam uma pessoa.

Além dos vendedores, adivinhem quem também eu encontro em algumas calçadas? Não satisfeitos em fazer estas ficarem menores para que eles tenham mais espaço na via, os carros ainda vem parar nos últimos metros quadrados que nos restam...

Depois que cheguei na Lagoa, zona sul, terra de bacana, a corrida foi ótima até o fim! Foi como se fosse um passeio. Apesar do cansaço, deu pra aproveitar bem o momento e ser, feliz, o último colocado, chegando 79 minutos após o primeiro passo no centro.



Chegando na praça tive a felicidade de encontrar todos os sorridentes participantes que saíram do centro. Os que chegaram primeiro foram o Carro, a Moto e a Bicicleta desmontável que viajou de Metrô até o cantagalo, todos chegando em 42 min. Os motorizados deram sorte no trânsito...



Olha o tempo do pessoal todo
(veja mais no
Blog da Transporte Ativo)

Carro 42 min
Moto 42 min
Metrô-Bicicleta 42 minutos
Táxi 43 minutos
Bicicleta Masculino 47 minutos
Metrô-Skate 48 minutos
Ônibus 54 minutos
Metrô-Patins 56 minutos
Metrô-Ônibus 58 minutos
Bicicleta Feminino 58 minutos
Metrô-Pedestre 67 minutos
Bicicleta Ciclovia 69 minutos
Pedestre 79 minutos

Correr nesse Desafio foi maravilhoso! Além de eu estar feliz por participar de uma iniciativa que é tão importante para a conscientização do carioca sobre as possibilidades e consequências, para si e para os outros, da escolha do seu meio de transporte, a aventura foi inesquecível.

Parabéns aos participantes e organizadores do evento!

Até o ano que vem!

Abraços...

6 Comments:

At 1/9/07 18:50, Blogger Luis Peters said...

30 de agosto e não 30 de setembro, correto?

 
At 1/9/07 18:58, Anonymous Anônimo said...

A iniciativa é ótima!

Mas acho que deveriam tentar uma divulgação maior na mídia estabelecida.

Certamente acabariam por escrever algum absurdo, mas muito mais pessoas ficariam sabendo.

Parabéns!

 
At 1/9/07 22:50, Blogger Alexandre Jaloto said...

Show de bola, hein!!!

E dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carros!!! Partiu bicicletada!

 
At 3/9/07 09:26, Anonymous Anônimo said...

Concordo dom o arnoud, tem que ter mais divulgação. Parabéns a todos que participaram do desafio.

 
At 3/9/07 09:32, Anonymous Anônimo said...

Para o Dia Mundial Sem Carros poderia ser apresentado a prefeitura um trajeto, para que ela dê apoio e seja feita uma grande bicicletada que chame a atenção de todos e também dos meios de comunicação.

 
At 23/9/07 22:24, Anonymous Anônimo said...

A divulgação da mídia foi bastante intensa no desafio do ano passado. Esse ano não houve tanta repercussão. Ainda assim ele se repetiu em São Paulo e em Belo Horizonte.

As vezes o mais importante é fazer. Por a roda pra girar, os pés para correr e tudo se encaixa.

Parabéns Henrique. confira o blog do MTB-BH. Eles tiveram corredores e caminhantes certamente inspirados na sua iniciativa de fazer tudo a pé! :)

 

Postar um comentário

<< Home